TECNOLOGIA | LicenCIAMENTO|
HOME PAGE INTERNACIONAL PROGRAMA INDUSTRIAL PROGRAMA PESQUISA & DESENVOLVIMENTO TECNOLOGIA DESIGN EQUIPMENTO & MATÉRIA-PRIMA PARTNERS ENDEREÇOS
 
        Licenciamento        
                 
 

LICENCIAMENTO

 

 

Licenciamento é uma forma de aliança estratégica que envolve a transação de um acordo dentro de um direito de uso de certo conhecimento proprietário, patentes, processo ou experiência em meios definidos.

 

A propriedade intelectual pode ser registrada publicamente, por exemplo na forma de uma patente ou marca registrada, como meios de estabelecer direitos de propriedade ou pode ser retida dentro de know-how, está comumente baseada em experiência operacional.

 

Propósitos de Licenciamento podem incluir conhecimento comercial e administrativo, como também conhecimento técnico. O acordo de licenciamento é um contrato legal que estabelece o que será transferido do licenciador para o licenciado inclusive condições de uso.

 

Uma licença tem comumente diversas partes componentes, inclusive supostas proteções vital ao licenciador ou o licenciado.



 

LICENÇA
Da Wikipedia, a enciclopédia gratuita

 

Uma licença ou autorização na esfera de Direitos de Propriedade Intelectuais (IPR) é um documento, contrato ou acordo que dão permissão ou o 'direito' para uma entidade legalmente definível para fazer algo (como fabricar um produto ou usar um serviço), ou aplicar algo (como uma marca registrada), com o objetivo de alcançar ganho comercial.

Tipicamente, a parte que dá a permissão é chamado de 'licenciador' e a parte que recebe a licença como 'licenciado'. Para poder autorizar um direito, o licenciador têm que ter título legal ou ' direito' proprietário para isto.

O licenciador oferece a licença tipicamente com limitações específicas, como o período de uso, o território de uso, etc. O licenciador e o licenciado têm obrigações específicas que são expressadas no corpo do acordo ou são expressadas na lei do país ou região ou uma convenção internacional que governa o desempenho do acordo.

Em lei, o documento é a evidência de uma licença a ser distinguido da licença subjacente que é de certo modo a permissão atual a um ato, caso contrário isso seria ilegal.

Originalmente em referência a propriedade, uma licença era o direito de um indivíduo para entrar na propriedade de outro para fazer um ato que caso contrário teria sido considerado ilegal como uma transgressão, como entrar nos bosques, caçando ou nadando no lago.

Devem ser distinguidos de uma licença acoplada a um interesse, que é uma licença irrevogável que concedeu algum interesse em terra ou em um bem móvel. Tal uma licença poderia ser obrigada com uma proibição. Licenças podem ser gratuitas, revocável (às vezes chamada licença vazia) ou um tipo de custódia.

 

ACORDO DE LICENÇA DE PATENTE

 

 

 

Acordos de licença de patentes estão baseados em duas essências de lei - a lei de contratos que obrigam as promessas das pessoas e a lei de delitos (ato injusto feito propositalmente) que obriga a conduta razoável das pessoas.
Os pontos geralmente aplicáveis para licenciar outros direitos de propriedade intelectuais tem que ser observados que a principal diferença entre uma licença e uma adjudicação é que o anterior provê que o Licenciador retém título legal da propriedade e o posterior não faz.

Sob a lei de contratos, há respostas para as brechas. Os contratos proverão outras:

Definições

Definições fazem mais fácil redigir o resto do acordo em uma forma que é mais fácil compreender. Geralmente identificar as patentes autorizadas, produtos autorizados, território coberto, e condições tais como vendas líquidas, melhorias, etc.

Outorga de Licença

Definindo Licença para ser exclusiva ou não-exclusiva, de concessão sub-licenciado, reservar direitos somente para o Licenciador.
 

Pagamentos

Pagamentos mínimos por período em moeda corrente ou unidades, especialmente importante para licenças exclusivas. Define a porcentagem de royalties, e sua base (normalmente vendas líquida). Define despesas de patentes, se ainda está pendente, e as taxas de manutenção de patentes.

Registros e Relatórios

Define relatórios que o Licenciado tem que prover para verificar a base que o royalty é aplicado, períodos (normalmente trimestralmente). Define acesso aos registros do Licenciado para propósitos de auditoria e os procedimentos. Também define a demora que deve o Licenciado reter estes relatórios depois de finalizados.

Melhorias

Define os eventos que o Licenciador faz para melhorias na invenção.

Infração

Define responsável para processar infratores da patente. Em algumas situações o interesse do Licenciado é deixar a patente falhar. Define quando o produto(s), baseado em patente do Licenciador, infringe as patentes de outros e evitar a tomada desta responsabilidade.

Marcando Patentes

É uma boa prática requerer que o número da patente seja exibido no produto.

As Obrigações complementares do Licenciado

Define garantias do Licenciado de produzir alguma quantidade e/ou nível de produto ou alguma quantia de vendas, define o uso de melhores esforços para comercializar; manter algum nível de qualidade; define indenização do Licenciado sobre responsabilidade de produto, definindo claramente declarado e que sobrevive a terminação do acordo.

Retratação de Agência

Declaração que as partes são contratantes independentes, i.e., as ações de um não estão ligadas ao outro.

Insolvência do Licenciado

Define condições como o Licenciado sai de negócio ou fica insolvente, ou declara bancarrota. Importante incluir providências que automaticamente devolvem os direitos ao Licenciador e não engajados com os ativos comprometidos do Licenciado.

Desistências e Modificações

Define declarações como ocasional de perdão direitos de Licenciador, ou aceitação de pagamentos com atrasos, não altera  os direitos de contrato. Define declaração que o contrato só pode ser modificado por escrito.

Nenhuma Garantia

Define declaração que o Licenciador não está provendo nenhuma outra garantia. Previne garantias ao Licenciado de infração de patentes de terceiras partes. Previne garantias que a patente(s) é válida. Previne de ser considerado um " comerciante " sob o Código Comercial - CC é amplamente a favor do comprador. Exclui qualquer responsabilidade por danos conseqüentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Notificações

Define notificações requeridas, onde e para quem ser enviado e quando se tornam ficam efetivas.
 

Transferência de Interesse

Define transferência de direitos do Licenciado (tipicamente não permitido).

Termo

Define quanto tempo a licença é válida, geralmente é o vencimento da patente ou a última expiração de patente, exceto quando provido de prazo de conclusão.

Conclusão

Inclui qualquer falta não coberta em outro lugar, como esta que é a forma de notificações de falta e quanto tempo tem o Licenciado para corrigir faltas; responsabilidades para os produtos do Licenciado em curso e ordens de compra em processamento.

Conformidade com a Lei

Defina responsabilidade legal das leis para o Licenciado como Importação-exportação ou regulamentos de produto e que o Licenciado concorda em obedecer e se conformar a tais leis e regulamentos.

Outras Considerações

Os assuntos seguintes habitualmente acontecem em negociações de licença de patente. Eles são negociados melhor por acordos separados.

Know-How e auxílio técnico

Define Licenciado pode requisitar serviços adicionais ou materiais, para a licença de propriedade patente.

 Segredos de comércio

Define direitos secretos de comércio em adição ou o lugar, que os direitos de patentes são convencionados.

Royalties

Como regra geral, pelo menos como um ponto de partida, podem ser esperados royalties de cerca de 5% das vendas líquidas. Isto varia consideravelmente de acordo com os setores da indústrias; não é certamente 5% na indústria automotiva e aproximadamente 3% a 3-½% para outros.

O importante é combinar direitos do Licenciador e os recursos do Licenciado de certo modo isso beneficiará ambos. O Licenciado está olhando para rentabilidade. Está tentando equilibrar seu risco contra seu ganho potencial. Em negociações é muito importante quantificar isto.

O sentimento geral é que o Licenciador deveria obter aproximadamente 25% da rentabilidade pré-imposto e o Licenciado 75%. Acima de tudo, nunca em cima de sobre-preço que é a pior restrição ao licenciamento bem sucedido.

Negociações

A chave para negociação bem sucedida é a preparação meticulosa. Durante negociações o objetivo é a resolução ser vantajosa para ambos os lados.

 

 
 

 

Patentes | Advogado de Patentes | Direitos Industriais | Licenciamentos | Direito autorais

Dr Mathieu North
Switzerland

Consultor de LabGraph
&
Factory of Factories

Seções Principais Domínios Pesquisa Industrial Tecnologias Projetos Materiais Informações